Desvio Condicional com "if... then...
A instrução if... then... tem por finalidade tomar uma decisão, quando a condição for verdadeira o bloco de comandos pertencente ao if... then... será executado.
Sintaxe:
if condição then {bloco de comandos}
begin
{ ... comandos iniciais ... }
if x > 2 then
{ ... boco verdadeiro ... }
{ ... comandos finais ... }
end;
Crie um novo projeto, insira no formulário um Edit, um Button e configure:
|
|||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
|
Figura 1 – Projeto MaiorQueDez
No evento OnClick do componente BtnConferir digite o código em negrito:
01 |
procedure TForm1.BtnConferirClick(Sender: TObject); |
02 |
begin |
03 |
ShowMessage('Comandos Iniciais'); |
04 |
if ( StrToInt( EdNum.Text ) > 10 ) then |
05 |
begin |
06 |
ShowMessage('O Número é maior que 10'); |
07 |
end; |
08 |
ShowMessage('Comandos Finais'); |
09 |
end; |
A linha 03 mostra a frase "Comandos Iniciais" em uma caixa de mensagem, que nesse caso está simulando um bloco de comandos existente antes da instrução if... then...
A linha 04 verifica se o número digitado pelo usuário é maior que 10, caso seja será executado o que existe entre o begin(linha 05) e o end;(linha 07), essas palavras chaves indicam onde um bloco de comando começa e termina respectivamente. Neste caso o bloco de comando só tem a linha 06, essa linha mostra uma caixa de mensagem com o conteúdo "O Número é maior que 10", ou seja, se o usuário digitar um número maior que 10 a linha 06 será executada.
Semelhante a linha 03, a linha 08 mostra uma caixa de mensagem simulando um bloco de comandos existentes depois da instrução if... then... que será executado independente da linha 06 ser ou não executada.
Observação |
|||||||
Caso o bloco de comandos possua apenas uma linha, as palavras reservadas begin e end são dispensáveis, nesse caso as linha 05 e 07 poderiam ser suprimidas, ficando o código como abaixo :
|