Ícone do Componente
Antes de continuarmos devemos definir um bitmap que identificará nosso componente na paleta de componente. Caso não seja feito isto, a paleta de componente mostrará o bitmap da classe ancestral ou o bitmap padrão, caso a classe ancestral não seja um componente.
O ícone deverá ficar num arquivo DCR (Delphi Component Resource) que é na realidade um arquivo RES normal, apenas com a extensão diferente, sendo assim devemos usar um editor de arquivo de recursos. No nosso caso iremos usar o Image Editor (Figura 1).
Figura 1 – Janela principal do Image Editor
Clique no menu File > New > Component Resource File (.dcr) (Figura 2).
Figura 2 – Criando um novo DCR
Agora clique no menu Resource > New > Bitmap (Figura 3).
Figura 3 – Abrindo a janela de propriedade do bitmap
Na janela de propriedade do bitmap (Figura 4) especifique o tamanho para 24x24 pixel e a cor para VGA (16 colors).
Figura 4 – Janela de propriedade do bitmap configurado
Em seguida devemos renomear o bitmap para ficar com o mesmo nome do componente, incluindo a letra T no inicio. Outro detalhe é que o nome deve ser escrito todo em letras maiúsculas, ou seja, TMENSAGEMDLG (Figura 5).
Figura 5 – Renomeando o bitmap
Entre com o desenho da figura 6 ou faça o seu próprio.
Figura 6 – Desenho do componente
Para finalizar volte para o arquivo de recurso e salve com o mesmo nome da Unit que tem o componente e na mesma pasta (Figura 7).
Figura 7 – Salvando o arquivo DCR