Recursos do Code Editor
Code Editor além das sintaxes coloridas oferece outros recursos tais como:
- Class Completion: Após declarar um método, usamos esse recurso para fornecer a definição do mesmo na seção Implementation da Unit, o inverso também pode ser feito, ou seja, após definir o método na seção Implementation o Class Completion cria a declaração. Outra opção fornecida por esse recurso é o complemento da definição de uma propriedade.
Exemplo |
Em um novo projeto declare o método a seguir na cláusula public: procedure Mensagem(Msg: string); Pressione Ctrl+Shift+C para ser fornecido a definição do método na seção Implementation: Agora entre com a definição de uma nova propriedade para o formulário, digite o código a seguir na cláusula public: property Aluno: string; Novamente Pressione Ctrl+Shift+C e veja, em negrito, o que foi gerado pelo Class Completion no dois casos: type |
- Code Insight: Para usar pressione Ctrl+Barra de Espaço. Esse recurso permite em qualquer parte do código a escolha de parâmetros, método, propriedade, variáveis, etc. Também podemos usá-lo junto com um objeto, nesse caso basta digita o nome do objeto acompanhado por um ponto e aguardar ou usar a combinação de teclas mencionada. Outra utilização seria a procura de um valor correto para uma instrução de atribuição (dois pontos + igual).
- Code Parameter Hints: Semelhante ao anterior só que nesse caso a lista que aparece é referente aos tipos de parâmetros de uma função, procedimento ou método. Para usar basta digitar o nome da função, procedimento ou método seguido do parântese de abertura, para forçar seu aparecimento pressionar as teclas Ctrl+Shift+Barra de Espaço.
- Live Templates: Para ser usado pressione Ctrl+J ou através do menu View > Templates. Esse recurso é usado para inserir um modelo de código predefinido.
- Help Insight: É basicamente uma janela que mostra informações relevantes do identificador, tais como onde o mesmo está declarado, qual o seu tipo, Unit onde foi declarado entre outros. Para acionar o Help Insight pressione Ctrl+Shift+H.
- Error Insight: Recurso que mostra em design-time os erros encontrados no cédigo sublinhado-os com vermelho. Posicionando o mouse sobre o erro é apresentado um hint com a mensagem de erro. O Structure Panel lista todos os erros existentes no código.
- Sync Edit: Permite a alteraçã simultânea de identificadores que apareçam diversas vezes num determinado bloco de código. Para usá-lo selecione todo o bloco de código desejado e em seguida pressione Ctrl+Shift+J (os identificadores que podem ser alterados ficam sublinhados de azul).
- Bookmark: Recurso que permite marca um ponto no código que pode ser acessado rapidamente. Para acioná-lo pressione Ctrl+Shift+Num onde Num é um número entre 0 e 9. Estando em outra parte da Unit e querendo voltar para o ponto selecionado basta pressionar Ctrl+Num.
- Incremental Search: Busca incrementa que pode ser acionada pressionando Ctrl+E ou usando o menu Search > Incremental Search, em seguida digitando-se a palavra desejada. Note que a medida que se digita o prompt vai se posicionando na primeira palavra encontrada.
- Find: Abre caixa de dialogo para especificar texto e tipo de busca que se deseja fazer na Unit atual. Essa busca é acionada pressionando Ctrl+F ou através do menu Search > Find.
- Find in Files: Pressione Ctrl+Shift+F ou use o menu Search > Find in Files para abrir a caixa de dialogo que especifica o texto e tipo de busca que se deseja fazer em todas as Units do projeto.
- Replace: Abre caixa de dialogo para especificar o texto a ser localizado e o valor que o substituirá. Acione essa janela pressionando Ctrl+R ou usando o menu Search > Replace.
- Search Again: Localiza a próxima incidência do texto informado no Find ou no Replace bastando pressionando F3 ou através do menu Search > Search Again.
- Go to Line Number: Abre caixa de dialogo pedindo o número da linha que deseja colocar o prompt. Pressione Alt+G ou use o menu Search > Go to Line Number.