Caminhos de Diretórios (paths)
Um caminho de diretórios especifica uma seqüência de diretórios a percorrer para chegar a algum ponto na arvore de diretórios. Para que se possa caminhar entre eles, cada vez que se cria um diretório no Linux, são criadas referencias para este (que funcionam como apelidos), que são: o ponto (".") e o e o dois pontos (".."). O único diretório que não possui estas referencia é o diretório raiz ("/"). O ponto (".") referencia o diretório corrente, enquanto o dois pontos ("..") faz referencia a seu diretório pai na arvore de diretórios.
Na especificação de caminhos, o delimitador é o caractere "/". Por exemplo, o caminho do diretório home do usuário bruno é /home/bruno. Uma especificação de diretório desse tipo é chamada de caminho absoluto, pois não importa qual seja o diretório corrente, /home/bruno sempre levará ao diretório home do usuário bruno.
Por outro lado, especificações de diretório podem ser do tipo caminho relativo onde a referencia a um diretório é feita a partir do diretório corrente. Por exemplo, baseando-se na arvore de diretórios /home, se o diretório atual fosse /home/bruno, poderíamos fazer referencias ao diretório home do usuário carlos, utilizando o caminho relativo ../carlos. O caminho absoluto para o mesmo diretório serial /home/carlos. Repare que o caminho absoluto sempre começa com uma barra, isto porque o diretório "/" é o diretório raiz e é daí que começam todos os endereçamentos absolutos. O relativo jamais começa com uma "/", já que seu endereçamento é feito em relação ao diretório corrente.