Configurações Gerais do Samba
A configuração do Samba com nomes, grupos de trabalho, tipo de servidor, log, compartilhamento de arquivos e impressão do Samba é feita no arquivo de configuração /etc/samba/smb.conf. Esse arquivo é dividido em seções e parâmetros.
Uma seção no arquivo de configurações do Samba (/etc/samba/smb.conf) é definida por um nome entre colchetes "[ ]".
As seções têm o objetivo de organizar os parâmetros para que tenha efeito somente em algumas configurações de compartilhamento do servidor, exceto os da seção [global] que não especificam compartilhamentos, mas suas diretivas podem ser válidas para todos os compartilhamentos de arquivo de configuração. Alguns nomes de seção são reservados, por se tratarem de seções especiais, são eles:
- [global]: Define as configurações gerais que tem poder sobre todo o servidor Samba, onde afeta todos os compartilhamentos existentes no servidor, página de código, restrições de acesso por nome etc.
- [homes]: Especifica os parâmetros de acesso ao diretório home dos usuários. O diretório home é disponibilizado somente para seu dono, após se autenticar no sistema.
- [priters]: Define opções gerais para controle das impressoras do sistema. Este compartilhamento mapeia os nomes de todas as impressoras encontradas no arquivo /etc/printcap.
- [profile]: Compartilhamento usado para configurar perfis remotos quando o Samba é usado como PDC.
Qualquer outro nome de [seção] no arquivo smb.conf diferente dos acima é tratado como um compartilhamento ou impressora. Um parâmetro é definido no formato nome = valor.
Na configuração de booleanos, a seguinte sintaxe pode ser usada:
0 ou 1
yes ou no
true ou false
Dessa forma, as seguintes configurações são equivalentes:
browseable = 0
browseable = 0
browseable = 0
Todos estão negando a opção, que fica a critério do adminisrador. Durante a configuração, será possível notar a flexibilidade oferecida pelo Samba na configuração de um servidor.