Cassic

Introdução

Autor: Bruno Lopes


História


  O criador do Samba é o australiano Andrew Tridgekk. Quando escreveu o Samba, Andrew era ainda um estudante de ciência da computação na Universidade Nacional Australiana em Camberra (Australian National University in Camberra). O Samba nasceu a partir de um problema - o de integrar um servidor Unix com um computador rodando o DOS. Essa integração era possivel, pois existia uma versão do NFS (Network File System) que permitia que o computador acessasse os arquivos do seu servidor Unix. O problema era que uma de suas aplicações exigia a interface NetBIOS. E daí graças a esse pequeno projeto doméstico, milhares de pessoas podem hoje se beneficiar de um serviço de altíssima qualidade e com um custo muito baixo.


Características


  O samba além de ser um excelente servidor de arquivos, possui um conjunto de ferramentas e recursos importantes para controle, monitoramento, manutenção e gerenciamento de um servidor bem como a uma rede de computadores. Segue alguma dessas características:


    - Compartilhamento de arquivos entre maquinas Windows e Linux ou de maquinas Linux (sendo o servidor Samba) com outro SO que tenha um cliente NetBEUI (Macintosh, OS/2, LanManager, etc.).

    - Controle de acesso aos recursos compartilhados no servidor através de diversos métodos (compartilhamento, usuário, dominio, servidor).

    - Possibilidade de implementação de uma impressora PDF em que o arquivo PDF gerado é gravado em um local do servidor.

    - Controle de acesso leitura/gravação por compartilhamento.

    - Controle de acesso leitura/gravação por usuario autenticado.

    - Entre outros...


Requerimentos de Hardware


Configuração mínima recomendada:


    - Processador Pentium 100MHz ou superior

    - 1024 MB de espaço em disco ou superior (não levando em consideração os logs gerados e espaço para arquivos de usuarios, aplicativos e etc).

    - 128 MB de memória RAM ou superior.


Instalação


  Para instalar o Samba no Debian 5.0 Lenny, estando com a internet e os repositórios já configurados, basta digitar a seguinte linha de comando:


    aptitude install samba


  Com isso o samba será instalado no servidor e seu arquivo de configuração smb.conf estará em /etc/samba.