Cassic

Introdução

Autor: Bruno Lopes


  O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros.Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições freqüentes de páginas web numa rede de computadores.

   No cache são armazenados os objetos da Internet (ex. dados como os das páginas web) disponíveis via protocolo HTTP, FTP e Gopher. Os navegadores podem então usar o Squid local como um servidor Proxy HTTP, reduzindo o tempo de acesso aos objetos e a utilização da conexão. Isto é muito usado por provedores no mundo todo para melhorar a velocidade de navegação para seus clientes e também em LAN que compartilham a mesma conexão à Internet. Ele pode fornecer anonimato e segurança, entretanto ele pode gerar preocupações a respeito da privacidade, pois o Squid é capaz de armazenar muitos registros de acessos incluindo URLs acessadas, a data e hora exatas e quem acessou. Isto é usado freqüentemente nas empresas para controlarem o acesso a Internet de seus funcionários.


Instalando o Squid no Debian 5.0 Lenny


  Nesta apostila estaremos utilizando o Debian 5.0 Lenny como sistema operacional hospedeiro. Para instalar o Squid no Debian, basta digitarmos a seguinte linha de comando no console:


    #aptitude install squid sarg


  Será instalado o Squid e o SARG (Squid Analysis Report Generator) em seu servidor Debian. Os arquivos de configuração do Squid e do SARG estarão em /etc/squid sendo que o do Squid é o squid.conf e o do SARG é o sarg.conf.